segunda-feira, 4 de julho de 2011

QUEM É JESUS?


As 7 Afirmações “Eu sou” de Jesus Descrita no Evangelho de João

1ª Pão da Vida (Jo.6:35)
Sustento – Ninguém pode viver sem alimento, mas Jesus veio dar o pão que satisfaz mais que as necessidades físicas. Quem crê Nele jamais terá fome (aqui na terra e principalmente na vida eterna). Ele é o verdadeiro pão celeste o verdadeiro poder de sustentação da vida. Não é dinheiro, poder, fama, trabalho ou o próprio pão físico, que nos sustenta em meio a esse mundo terreno, mas sim Jesus Cristo. Crer Nele significa se “alimentar” Dele, Ele é o pão que Deus dá, é aquele que veio dar vida ao mundo.

2ª A Luz do Mundo (Jo. 8:12)
Direção – Esse mundo em que vivemos pertence ao maligno, está em trevas, perdido só desilusão, mortes, assaltos, destruição, pois ele (o inimigo) veio a não ser para matar, roubar e destruir.
Porém Jesus Cristo declara que Ele é a luz do mundo, Ele veio em meio as trevas em meio a esse perdição, para brilhar, resplandecer a verdadeira luz, nos guiando em todos os nossos passos e nos dando a direção certa em que devemos andar.

3ª A Porta para as Ovelhas (Jo. 10:7)
Proteção – Essa porta demonstra o cuidado de Jesus Cristo para conosco (suas ovelhas). Mostra a proteção e segurança em Cristo como porta de entrada e saída diária. As ovelhas tinham que passar pela porta diariamente, assim como nós devemos passar por Jesus diariamente, entregando nosso dia, nossas preocupações, ansiedades, família, TUDO nas mãos de Jesus para nos abençoar e nos proteger das adversidades.

4ª O Bom Pastor (Jo. 10:14-15)
Amor – Pastores de ovelhas eram figuras bem conhecidas na Palestina. Um pastor passava boa parte de sua vida com seu rebanho, as ovelhas o conheciam e atendiam por sua voz. Ele as lideravam (não tocavam), para pastos novos e as protegiam de animais selvagens. Jesus Cristo como nosso bom pastor nos dá um relacionamento próximo e pessoal entre Ele e seus seguidores, confiança absoluta que tem Nele, a liderança e orientação de Jesus, Sua presença constante, seu amor infalível, Sua vida que Ele deu pelas ovelhas.

5ª A Ressurreição e a Vida (Jo.11:25)
Esperança – Jesus afirma que pode nos levar além, dando uma vida nova, uma vida espiritual que dura para sempre. E a ressurreição de Lázaro é uma confirmação do poder de Jesus Cristo sobre a morte. Pois a prova definitiva viria mais adiante com sua própria morte e ressurreição.Temos que entender a vida terrena é passageira e o que realmente importa, tem valor é a vida eterna na presença de Deus. E que só através de Jesus que podemos alcançar.

6ª O Caminho, a Verdade e a Vida (Jo. 14:6)    
Esse pronunciamento de Jesus é triplo:
Caminho – que nos leva a Deus, Jesus é o único intermediário entre o homem e Deus “Ninguém vem ao Pai se não por mim”.
Verdade – Ele é a verdade sobre Deus.
Vida – Aquele que dá a vida eterna.

7ª A Videira Verdadeira (Jo. 15:1)
Verdadeiro - No A.T Israel é o retrato como a videira que Deus tirou do Egito e plantou numa nova terra, mas que muitas vezes deixou de dar os frutos que Deus esperava, Jesus Cristo é a videira real, que cumpriu os propósitos de Deus onde Israel havia falhado e criou um novo Israel (os ramos são aqueles que crêem Nele).Cada ramo de uma videira sai diretamente do tronco principal.



Bibliografia: Manual Bíblico SBB


Por Lucas Brinati



Nenhum comentário:

Postar um comentário